Tetraidrofurano, abreviado comumente como THF (do inglês tetrahydrofuran), é um composto orgânico heterocíclico, especificamente um éter cíclico, usado como solvente, obtido pela hidrogenação do furano, com fórmula (CH2)4O.
Apresenta-se como um líquido incolor, de baixa viscosidade, constante dielétrica de 7,6 , odor semelhante ao de éter etílico. É solúvel em água. Produz peróxido quando guardado, o que pode causar explosões se for destilado a seco, de forma que deve ser guardado com um agente redutor (sulfato ferroso, por exemplo) ou em frasco com hidróxido de sódio e lacrado.PIRANO
Em química, um pirano é um heterocíclico de anel de seis membros consistindo de cinco átomos de carbono e um átomo de oxigênio e contendo duas ligações duplas. A fórmula molecular é C5H6O. Existem dois isômeros de pirano que diferem pela localização das ligas duplas. Em 2H-pirano, o carbono saturado está na posição 2, enquanto no 4H-pirano, o carbono saturado está na posição 4.
Uma piranose é uma das formas que uma aldo-hexose assume, formando um anel hexagonal (com cinco carbonos e um oxigênio);[1] o nome deriva do pirano.
El tetrahidropirano, u oxano, es el compuesto orgánico que consta de un anillo saturado de seis miembros, conteniendo cinco átomos de carbono y un átomo de oxígeno.