domingo, 10 de março de 2013


    Objetivos Específicos: XXVIII FESTIVAL DE MÚSICA DE QUÍMICA DA E.E.EM VICTOR MEIRELLES -2013

     * Reconhecer regras de nomenclatura dos compostos orgânicos, bem como suas fórmulas estruturais e moleculares, utilizados por eles no cenário, evidenciando a aplicabilidade das substâncias no cotidiano, ao parodiarem a música sertaneja em sua essência cultural e dentro da década escolhida.

      * Formular estruturalmente e molecularmente, no cenário, nos trajes e nas coreografias das músicas apresentadas, os 5 compostos orgânicos, estabelecidos pelo grupo, bem como sua Nomenclatura Oficial( genérica) ou  IUPAC, Usual e Comercial, seguindo as regras conforme o conteúdo científico estabelecido no Planejamento do Bimestre.

      * Conectar situações de sustentabilidade do meio ambiente na utilização dos compostos, quer seja no texto escrito e na composição ou paródia da música apresentada pelo grupo, respeitando a cultura sertaneja estabelecida na década escolhida.

      * Elaborar a letra da música como forma de aperfeiçoar a técnica redacional de verso, prosa, poesia, enfatizando a nomenclatura Oficial ou IUPAC, Usual e Comercial e utilidade dos 5 compostos orgânicos utilizados na cultura sertaneja da década escolhida, estabelecidos pelo grupo.

      * Integrar no processo a disciplina de Biologia, na utilização dos compostos no organismo ou meio ambiente, quer seja na redação do texto de apresentação ou na letra da música, bem como na utilização de materiais reciclados, visto que o projeto visa a sustentabilidade do meio ambiente e são de baixo custo os materiais utilizados para comporem o cenário e trajes.

            * Conectar as disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, desde a descoberta destes compostos orgânicos pela humanidade até os benefícios econômicos, sociais, movimentos sociais responsáveis pela sua propagação, bem como o biomas aos quais pertencem a matéria prima utilizada em sua extração, princípio ativo e evolução de sua utilização, visando a preparação e abordagem para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio),  bem como a capacidade de saber trabalhar em equipe sociabilizando o conhecimento e envolvendo a família e a sociedade para que percebam que o estudo da química conecta à vida ao conhecimento científico, na mensagem filosófica e no contexto de sociedade  em que a música sertaneja e sua cultura da década escolhida foi vivenciada,  multidisciplinarizando-o.

Um comentário:

  1. * Utilizar a psicomotricidade, noções de espaço, temporalidade, na criação das coreografias, que deverão ser apresentadas durante um tempo de 5 até 8 minutos, com a música sertaneja da década escolhida cantada e memorizada por todos do grupo.

    * No cenário e roupas, enfatizar a Arte utilizando com criatividade, materiais reciclados de baixo custo como: vidro, papel, tecido colorido, plástico, metal, papelão como aparatos de armazenamento das substâncias, ou como forma da aplicabilidade desta matéria prima para dar sustentabilidade ao meio ambiente e ser ecologicamente correto e de baixo custo no desenvolvimento do projeto, já que existe uma conscientização para reciclagem, respeitando a cultura da década escolhida e a música sertaneja cantada pelo grupo numa constextualização do conteúdo.



    * Integrar os 1ºs anos e 2ºs anos no festival, dentro de seus respectivos conteúdos, através de relatórios escritos em caneta azul ou preta dentro da metodologia científica, contendo notas de avaliação para o terceiro ano, sobre a aula dinâmica de Química e a integração das outras disciplinas, estabelecendo no mesmo o que realmente apreendeu, através de conclusão individual e assinada no relatório.
    Obs: A correção destes relatórios dos 1º e 2º anos deverá ser feita pelo Professor de Química da Turma, valendo a nota somente para Química no 4º bimestre, no entanto se o professor de outra disciplina quiser utilizá-la deverá pedir para o professor de Química e ele disponibilizará estas notas ao mesmo, através da Supervisão de Ensino.
    As notas valerão para o Quarto Bimestre.

    ResponderExcluir